quinta-feira, 19 de junho de 2014

Primeira parada, trocadilhos infames, vivendo na Matrix


Eu prometi, a mim mesma e às pessoas próximas, que ia fazer duas piadinhas infames, e vou cumprir. Desculpem se os decepciono. Lá vai...

Mandaram: "ora, vá se catar!" E eu vim! Doha a quem doer! 


E dói, viu... a coluna, principalmente! Primeira parada: Doha, capital do Qatar, Oriente Médio. Saímos da América do Sul, atravessamos o Atlântico, cruzamos o norte da África e chegamos à Ásia: três continentes, um oceano, CATORZE HORAS de voo!

Antes de viajar, eu pensava em escrever sobre a loucura de aceitar ser um corpo que voa: enfiar-se num avião é a antiliberdade do ato de voar, porque você passa a ser só mais um pacote passivo que é carregado e não pode fazer nada além de esperar. Filmes, música, revistas, apetrechos para dormir são só os brinquedinhos para enganar o hamster. Mas foi um desses brinquedos que me fez aprofundar minha teoria: andar de avião CATORZE HORAS SEGUIDAS é estar na Matrix! (é, eu tinha uma tv só pra mim; sim, escolhi ver Matrix e não, nunca tinha visto antes. É, eu sei que é um filme já "velho". Mas só vi agora, ué!). E eu estava na Matrix. E EU sabia de tudo! Eu era o Neo da Matrix! Porque 95% do avião dormia enquanto eu estava 95% do tempo acordada! Umas 10 ou 12 horas sem dormir! EU conheço o real que ninguém conhece, I'm the one! (delirando, com olhos de panda).

Minha gente, o Japão não é nesse planeta não! E essa foi só metade do caminho! Mas não dá pra negar que a Qatar Airways é show. Além da TV para cada poltrona (que é até confortável), serviço de bordo legal, mapinha em tempo real que mostra onde o avião está, coisinhas para dormir (meia, máscara), enfim, um estilo mais antigo de companhia; assim os hamsters ficam felizes :P

Ainda arrumei como vizinho de poltrona paquistanês falador, que foi estudar espanhol no Peru e conhecer Machu Pichu - 32 horas de viagem pro cara voltar pra casa! (tem sempre alguém em situação pior que a nossa, é clássico). Mandou ver no inglês de desenho do Alladin, e eu, enferrujada, tinha que dizer "sorry" toda hora. Já está registrado o primeiro companheiro viajante do caminho.

Chegamos a Doha em torno das 22h no horário local, mas minha mente esperava ver o céu da manhã. Um dia que foi todo noite, surreal... Surreal também é o aeroporto, novinho, já pronto pra Copa de 2018 (!!!). Aqui vão algumas fotos, lugar incrível. Olha aí, cunhado!






Não me perguntem o que é este urso bizarro no meio do aeroporto, porque eu também não faço ideia.




Demos um bom rolé pra esticar as pernas, descobrimos que a moeda do Qatar se chama "real" e vimos várias lojas maneiras, especialmente uma de chás e azeites.


A fila para o outro voo foi tomada pela colônia de férias da terceira idade japa: um monte de senhorinhas tagarelas, que davam muitas risadas ao ouvir os "arigatô" e "sayonara" da atendente de embarque (pra nós ela disse "obrigada" ;) )

Mais 10 horas de voo e estou em Tóquio - bom, ou o que sobrar de mim. Agora é aproveitar o voo pra ver filme japonês e pra trabalhar um pouco. Até breve!

5 comentários:

  1. Nem, seu cunha viu as fotos e ficou maravilhado! Muito maneiro esse aeroporto! Bjs

    ResponderExcluir
  2. O urso deve ser o mascote da copa de 2018, ué!!! Assim, quando o pessoal na Rússia ficar de saco cheio de Copa, pode dar um pulinho aí. :P

    ResponderExcluir
  3. visto e acompanhando sua viagem! o mais doido foi ouvir sua voz enquanto lia. Eu, heim! ;)

    ResponderExcluir
  4. Esse aeroporto é muito lindo mesmo! Cunhadinha, traz pra mim essa carroça amarela que eles chamam de carro. :)

    ResponderExcluir
  5. Hahaha Hamster é ótimo! Eu tenho sérios problemas com avião, mas não se trata de medo, e sim de ansiedade. Não consigo dormir de forma alguma, a não ser que eu seja dopado por algum remédio como Dramin, mas mesmo assim não durmo muito tempo.

    Matrix é um ótimo filme, um dos meus preferidos, a gente reflete bastante por trás da filosofia que ele nos mostra.

    Esse Aeroporto aí é de dar inveja mesmo, enquanto o nosso Galeão...

    Leandro

    ResponderExcluir