terça-feira, 17 de junho de 2014

O blog vai começar...

Olá, pessoal!

A ideia deste blog já é antiga - assim como o nome, de multissentidos (deixo para cada um chegar a suas conclusões ;) ). Porém, só agora me apareceu uma motivação forte o suficiente para começá-lo, além de algum tempo pseudo-ocioso forçado para justificar que eu me proponha a blogar em vez de doutorar... Estou a caminho do Japão! Comecei este texto no avião que me leva do Rio para São Paulo, onde pegarei o voo para Tóquio (Narita, mais precisamente). Cabe, então, iniciar com a história desta viagem, que não é nada recente. Por que Japão?!

Eu tinha 9 anos quando entrou na minha turma da 3a série uma coleguinha japonesa. Ela era bem diferente de todos nós: olhos puxados, cabelo muuuito liso e preto, modos delicados e muito comportados. Era tão diferente que não parecia uma criança de verdade: parecia uma boneca! Acho que foi ali que eu fiquei sabendo da existência de um país onde, na minha percepção, todas as pessoas eram assim, bonequinhos ambulantes inteligentes (esqueci de dizer que ela era muito inteligente e legal também). Passamos a ser grandes amigas, tanto de conversas nerds quanto de fofoquinhas adolescentes bobinhas e engraçadas. 

Dali em diante,  comecei a ter simpatia por esses bonequinhos e a querer conhecer e colecionar um monte deles. Ou eu dei muita sorte, ou esse povo tem muita gente boa - ou um pouco dos dois. Tive conhecid@s e amigas de idades diversas, um namorado, a maioria descendentes, dois made in Japan, todos igualmente bonequinhos na fisionomia, na forma de agir e no jeito de falar. Veio junto também o interesse pelo País dos Bonequinhos Inteligentes, um lugar conhecido pelo contraste forte entre o moderno e o milenar, o pop extravagante e o tradicional contido. No pacote, o interesse geral (que me acompanha desde então) pelo diferente, pelo que assombra por não ser óbvio e que encanta pelo mesmo motivo. 

Ir ao Japão, assim, tornou-se um sonho embrumado, sonho no sentido mais literal de "filme que sua mente produz enquanto você dorme": muitas vezes, desde a infância, sonhei que estava indo ao Japão ou chegando lá, sempre um lugar distante, em que encontrava os amigos, mas de onde voltava logo, e aí não sabia se de fato tinha ido ou não. Na vida real, ficava aquela promessa no ar, "quando eu for ao Japão...", um plano futuro quimérico sem prazo para acontecer, cercado de suave expectativa mas nunca planejado. 

Ano passado, uma amiga do trabalho inscreveu o resumo de um artigo nosso em um congresso em Toronto, no Canadá. O artigo não foi aprovado, e ela então descobriu, no dia de encerramento, a chamada para um congresso da mesma associação, só que... em Yokohama, no Japão.Quando me perguntou online "e aí, vamos?", não imaginou que estava mexendo com história antiga... 

Aí... a gente está aqui, agora já em Guarulhos, esperando o voo da Qatar Airways  para Narita (cidade vizinha a Tóquio onde fica um dos aeroportos internacionais). No meio da ponte Rio-Niterói, indo pro Galeão, perguntei a minha mãe se aquilo era sonho ou verdade - sonho aqui no mesmo sentido usado acima, não num sentido romântico-açucarado, não, por gentileza. Ela disse que não era sonho, eu acreditei, então espero que vocês acreditem também... O Japão vai começar! 

A ideia é publicar todo dia alguma coisinha, nem que seja uma foto com um comentário (não posso prometer um texto diário, seria propaganda enganosa). Vamos começar a visita em Tóquio, onde ficaremos do dia 19 ao dia 26. O resto da viagem direi depois, aos poucos... ;) 

Espero que vocês me acompanhem e comentem as postagens no link que aparece ao final de cada uma. Se é da família, conte pros nossos parentes. Se é amigo, fale para os nossos outros amigos. E me deseje boa viagem! 

Até breve!

11 comentários:

  1. Você lembra uma vez que eu falei que se você um dia escrevesse uma música, o título seria um trocadilho? Não pude deixar de lembrar disso quando vi o título do blog.
    Vai encontrar sua amiga "boneca inteligente"? Se for, mande lembranças. Aproveite!!!

    ResponderExcluir
  2. Fabi!! Seria muita ousadia minha dizer que tou tão ansioso como você! Mas saber que alguém pertinho de mim tá realizando esse sonho, que também é meu, me deixa muito feliz e esperançoso! Agora, lendo essa trajetória sonhativa, fico mais feliz ainda!! Vou ficar aqui no aguardo de cada foto e cada notícia! Boa viagem! Boas viagens!

    ResponderExcluir
  3. Puxa Fabiana!!! Sabia que estava aprontando alguma coisa!! Estava muito quietinha! Ontem mesmo pensei, cadê Fabi? E agora , quando acordo, você está a caminho da Terra do Sol Nascente!!!! Morri de inveja pois adoraria conhecer o Japão também.
    Então realize este seu sonho e compartilhe conosco todos esses momentos, nos brindando com as imagens e as suas impressões acerca desta cultura milenar que tanto aprecio!
    Boa viagem e aproveite muuuito!!!! Vai com Deus!!!

    ResponderExcluir
  4. Sonhos? Nossa! Tenho milhares! Um deles é que todas as pessoas no mundo tenham condições de realizar os seus... Não dá para ser assim? Beleza! Fico feliz que esteja realizando o seu. :) Outro sonho é que vivamos numa sociedade onde as pessoas sejam incentivadas a serem gentis e educadas como os japoneses (e descendentes) que você descreveu. Prima, será uma alegria acompanhá-la nesta viagem. Por favor, compartilhe link de atualização no facebook, ok? Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Ah! Outra coisa...
    Sobre o nome do blog, de imediato não entendi. Mas, caramba! Agora já interpretei de muitas maneiras. Adorei!

    ResponderExcluir
  6. Boa viagem, Fabianaaaaa! Aproveite tudo e compartilhe conosco! Adorei a ideia do blog, muito melhor que facebook para essa sua empreitada. Vou vir aqui sempre que puder para "com Fab ver" o Japão e suas maravilhas. Grande beijo, Cirlene

    ResponderExcluir
  7. Oh,Fabiana....Que emoção ler seu texto!! Estou super feliz por você estar realizando seu sonho!!
    Espero que você tenha uma ótima estadia aqui ,no "pais dos bonequinhos inteligentes" !! rsrsrs..
    Vai ser interessante acompanhar suas aventuras!!
    Sugooooiiiiii!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Fabiana, sou amigo da Juliana Paula Michelle, e vou seguir seu blog com prazer. Nós também iremos ao Japão, mas numa viagem de conhecimento em abrill. Espero que você curta seu sonho realizado e possa voltar muitas vezes à Terra do Sol Nascente!

    ResponderExcluir
  9. Nem, já tinha escrito um comentário, mas não consegui publicar. Agora vai!
    Bi, fiquei com os olhos cheios d'água quando li seu texto, pois me lembrei de como realmente você sempre sonhou com esse momento. Você merece! Já estou com saudades! Te amo, irmã!

    ResponderExcluir
  10. Oi, prima!
    Parabéns pelo blog, pela realização de mais um sonho!
    Agradeço por compartilhar conosco suas emoções, seu olhar, suas belas palavras e textos.
    Beijo grande e aproveite muuuuito!

    Estaremos acompanhando sua jornada!
    Com carinho,
    Família Rochefeller

    ResponderExcluir
  11. Ia justamente perguntar por que japão, se tivéssemos nos encontrado antes da viagem. Fiquei longe da internet por uns dias. Agora tô na cola do Blog! Bjs! Ralph

    ResponderExcluir